Guia de memórias

Ir em baixo

Guia de memórias

Mensagem por r3vT. Mustang em Qui Dez 06, 2007 8:58 am

Saiu no forumpcs.com.br um guia de memórias para computador

Introdução
Qual memória comprar? Essa dúvida atormenta muita gente na hora de comprar um computador. A demanda por memória aumentou, o Windows Vista é considerado um dos maiores vilões dessa história, se bem que pensando melhor, se não houvesse essa necessidade por mais memória, os preços não teriam caído tanto. No fim das contas o Vista não é tão vilão assim. Além dele, os jogos são cada vez mais pesados, para evitar as constantes "travadinhas" para troca de memória virtual só mesmo aumentando a quantidade de memória do sistema.

Atualmente 2GB de RAM é o valor recomendado para quem quer um bom desempenho, além de ser a melhor escolha pesando fatores como preço, utilização e possibilidade de upgrade. Já se encontram módulos de 1GB de boas marcas por menos de R$ 200 e ao levar um kit com dois módulos pagamos menos que em dois módulos avulsos. A grande maioria das placas mãe possui quatro slots de memória, portanto ainda temos espaço para futuros upgrades. E como os sistemas de 64 bits ainda não se popularizaram, não faz sentido investir em 4GB, pois perderíamos parte da memória instalada devido à reserva de endereços para acesso aos dispositivos (cerca de 500MB no topo dos 4GB endereçáveis com 32 bits, fora a memória da placa de vídeo...). Deixando espaço livre para futuros upgrade podemos ainda investir em dois módulos de 2GB, quando os sistemas operacionais de 64 bits forem comuns e for realmente necessário usar mais do que 4GB de RAM, 6GB (2x1GB + 2x2GB) será um ótimo número.



Resolvida a questão do "quanto" resta saber "qual" memória é a melhor opção. Depois de permanecer um bom tempo no mercado as DDR2-533 seguem o caminho das DDR2-400 em direção ao esquecimento, tanto que chipsets mais recentes como a Série 3 da Intel não oferece mais suporte a memórias mais lentas, requerendo no mínimo memórias DDR2-667. Logo acima vemos as DDR2-800 e recentemente também as DDR2-1066 têm se popularizado, de certa forma. Mas nesse meio vemos mais diferenças, memórias especiais com timings agressivos e dissipadores de calor (necessários para garantir a integridade da memória, pois para operar com timings agressivos é necessário usar uma tensão um pouco maior, o que faz a memória esquentar mais) também baratearam muito. Não são mais objeto de desejo apenas para overclockers, ávidos por extrair até o último MHz da CPU, não é raro ver usuários "normais" investindo um pouco mais em memórias especiais para obter mais desempenho.

Agora é que vem a grande dúvida! Será que compensa? Não há uma resposta simples e definitiva, mas vamos investigar e discutir sobre o assunto, e no final cada um poderá tirar sua própria conclusão.

notícia completa no http://www.forumpcs.com.br/review.php?r=226462
avatar
r3vT. Mustang
Admin

Mensagens : 107
Data de inscrição : 24/09/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum